Mais previsões: Meteorologia 25 dias

PUBLICIDADE

Em ação conjunta, equipes do governo se mobilizam para socorrer primeiras famílias afetadas pela cheia do rio Acre

Após o nível do rio Acre ter ultrapassado a cota de alerta, atingindo 13,68m na tarde deste domingo, 9, o governo do Estado, que já monitorava de p...

Em ação conjunta, equipes do governo se mobilizam para socorrer primeiras famílias afetadas pela cheia do rio Acre
Em ação conjunta, equipes do governo se mobilizam para socorrer primeiras famílias afetadas pela cheia do rio Acre (Foto: Reprodução)

Após o nível do rio Acre ter ultrapassado a cota de alerta, atingindo 13,68m na tarde deste domingo, 9, o governo do Estado, que já monitorava de perto a situação, mobilizou as equipes da Defesa Civil Estadual, Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC) para atender as primeiras famílias atingidas pelas águas e remanejá-las para um abrigo temporário.

Foram removidas 25 pessoas, moradoras de uma residência no bairro da Base, e por se tratarem de famílias de indígenas, a equipe da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), também participou da ação assistencial.


O coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros, informou que, no momento, essas são as primeiras famílias atingidas pela cheia do rio que necessitam de abrigo.“Eles estão sendo levados para um abrigo provisório do Estado até que o Parque de Exposições conclua a sua montagem, para onde serão remanejados posteriormente. Por enquanto, nós vamos tirá-los aqui dessa área de risco e ficarão aos cuidados do Estado”, explica.


Ainda de acordo com Medeiros, o governo se antecipou ao agravamento das condições. “Estamos realizando o trabalho com calma, nos antecipando um pouco para evitar transtornos maiores depois”, acrescentou.O transporte dos móveis e utensílios das famílias foi realizado em um caminhão do Departamento de Estradas e Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), por homens do Corpo Bombeiros, sob a coordenação do comandante do CBMAC, coronel Charles Santos.


“O Corpo de Bombeiros está nesse momento preparado para dar as respostas que a população precisa nos casos de afetamento das enchentes. Desde o mês passado, foi ativado o plano de respostas em todo o estado do Acre, justamente uma ordem que veio do governador do Estado do Acre para deixarmos prontas as unidades operacionais”, destaca.De acordo com o comandante, além de Rio Branco, o plano de respostas está pronto para atender os município de Tarauacá, Feijó, Epitaciolândia, Brasiléia, Xapuri, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul, município em que uma sala de situação já está preparada, além de embarcações e todo o suporte necessário.


Defesa Civil alerta para a possibilidade de mais pessoas atingidas


Na ocasião, o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Carlos Batista, alertou para que as pessoas que moram em áreas de risco de alagação fiquem preparadas para a possibilidade de também serem removidas de suas casas, caso o nível do rio suba ainda mais.

Comentários (0)

Fale Conosco